Formas de crescimento das orquídeas

Uma das formas de classificar as orquídeas é quanto ao tipo e forma de crescimento. Isso porque elas apresentam maneiras muito diversas de desenvolvimento, podendo variar de acordo com o ambiente em que se encontram.

A família das orquídeas é muito grande. Já foram catalogadas mais de 2.300 espécies, por este motivo há tantas variações e denominações. E todas estas classificações nos ajudam a entender melhor essa família de plantas, que nos encanta com suas belas flores.

Assim, as orquídeas podem apresentar crescimento contínuo ou sazonal, simpodial ou monopodial, ascendente ou pendente e aéreo ou subterrâneo.

  • Crescimento contínuo

O crescimento contínuo é aquele em que as orquídeas estão em constante crescimento. É mais evidente e comum em áreas tropicais, porém, também existem espécies de crescimento sazonal nestas áreas.

  • Crescimento sazonal

O crescimento sazonal é aquele em que as orquídeas crescem em certos períodos do ano, sendo mais comum em regiões sujeitas à seca ou ao frio intenso.

As orquídeas param o crescimento em períodos adversos, entrando em dormência, e retomam em períodos favoráveis.

  • Simpodiais

As orquídeas simpodiais são as mais comuns, com um eixo cujo crescimento cessa no fim de cada estação. Elas possuem crescimento lateral e o caule é composto por parte aérea, sem eixo principal, formado por gemas laterais. Além disso, elas podem ter estruturas de reserva, como pseudobulbos.

As simpodiais têm um rizoma a partir do qual emerge uma série de brotos, normalmente um por ano. Cada novo broto que amadurece torna-se um pseudobulbo. Neste, há a geração de flores e, geralmente, antigos pseudobulbos podem durar vários anos.

Após a floração, quando a orquídea retomar o crescimento, irá começar a crescer outro segmento de rizoma e o processo é repetido. Normalmente, o pseudobulbo que gerou uma flor não irá florescer novamente.

Entretanto, em algumas espécies, as florações podem persistir por muitos anos. Este pseudobulbo, com o tempo, vai perder suas folhas e depois de mais alguns anos acabará por morrer.

Ao dividir essas plantas, o rizoma pode ser cortado mantendo pedaços com três a quatro pseudobulbos em cada parte. Vale destacar que pseudobulbos traseiros também podem desenvolver novos brotos.

As orquídeas simpodiais mais comuns são as Cattleyas e seus híbridos.

  • Monopodiais

As orquídeas monopodiais possuem crescimento apical ilimitado e contínuo. Elas têm uma única haste principal, que cresce verticalmente e produz uma série de folhas na gema apical em sua ponta de crescimento.

Esta ponta de crescimento, no final da haste, estende-se continuamente, e as hastes de flores emergem da haste principal entre os nós acima de cada folha. A haste pode, ocasionalmente, gerar ramos, mas isto é muito pouco frequente.

Elas possuem caule único e aéreo, ereto ou pendente, e produzem folhas alternadas e inflorescência entre as mesmas.

As orquídeas que crescem deste modo não apresentam estruturas de reserva (pseudobulbos), como algumas simpodiais, portanto, têm pouca capacidade para armazenar água.

Sendo assim, elas normalmente precisam ser regadas com maior frequência, geralmente sem secar muito bem entre as regas, já que a sua única forma de armazenamento de nutrientes se dá pelas folhas e raízes que estão sempre brotando.

Em muitos casos, as raízes ficam aéreas, expostas, sendo uma das principais fontes de umidade dessas plantas, caso o ambiente tenha umidade suficiente para tal.

A divisão das monopodiais é difícil, sendo que muitos procuram evitar, exceto os especialistas. Neste caso, os keikis são geralmente a melhor forma de propagar essas orquídeas.

Uma das vantagens dessas plantas é que, devido à sua característica de crescimento para cima, é possível reutilizar seus vasos, pois o tamanho poderá ser o mesmo, apenas acrescentando um novo substrato, se for o caso.

As orquídeas monopodiais mais comuns são as Phalaenopsis, Vanda e Vanilla (baunilha).

Harmoniz Orquídeas

Produzimos orquídeas com muito amor e dedicação, pois queremos que todos acreditem na magia dessas plantas deslumbrantes e sintam os seus encantos invadindo o seu dia a dia.

Cada orquídea tem um charme especial e particular, por isso, cuidamos individualmente de cada uma. O resultado é o que nos motiva a continuar florindo diariamente.

Nós, da Harmoniz Orquídeas, ficamos muito felizes em incentivar nossos queridos clientes a viver essa experiência e a cuidar de uma linda flor, que nos alegra e faz enxergar o valor da natureza. O nosso propósito é levar harmonia e felicidade para a vida de cada um de vocês.

Entre em contato conosco!

📱 WhatsApp: (11) 93491-3307

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.